quarta-feira, junho 03, 2009

VLT já!

Um dos assuntos que mais me tem interessado nos últimos anos, que me faz ir no Google Notícias e procurar notícias só de um mesmo tópico, é sobre a infraestrutura urbana. Urbanismo, mobilidade, obras viárias e agora, Copa de 2014 no Brasil, que engloba tudo isso. Leio cada notinha que sai citando qualquer intervenção viária nas cidades-sede. Como bom belorizontino, me interessei muito pelo plano de BH pra copa.

Um problema comum em todas as cidades é um problema do país inteiro: o da mobilidade urbana. O país quer, em 5 anos, tirar o atraso dos últimos 30 em relação ao transporte dos cidadãos. Dinheiro tem, e muito. Vontade política não tinha, agora tem. Até porque tem Copa do Mundo vindo aí e o retorno e o legado que um evento desses deixa é indiscutível. O que me assusta são os prazos. Não dá pra fazer TUDO, em 5 anos.

Belo Horizonte é uma cidade em obras atualmente, o que é ótimo pois é um sinal de que a cidade está progredindo e o dinheiro está entrando. As principais obras viárias hoje em dia são necessárias, mas isso só vai desafogar o trânsito por algum tempo. Pensem comigo:
- Estão duplicando a Avenida Antônio Carlos. Legal demais. Antes havia trânsito, agora não vai haver. E há corredores de ônibus na pista central. Pô, bacana. É o principal acesso do centro ao Mineirão. Eu, usuário de carro, estou achando muito bom. E todos os outros usuários também. Os usuários de ônibus também. Então, pronto? Todos felizes? Não! A frota de carros vai aumentar bastante nos próximos 10 anos e a Av. Antônio Carlos duplicada já não suportará.
O que as pessoas não pensam é que, pra acabar com o trânsito, os carros nas ruas tem que diminuir. Pra diminuir, há que ter uma migração de usuários de carro para o ônibus/metrô. Para que isso aconteça, o transporte público tem que ser MUITO atrativo pra fazer a classe média que anda em Palios, Foxes e Gols passe a andar de ônibus/metrô. E enquanto os investimentos forem somente nas duplicações e construções de vias, só o transporte de carros será priorizado.


Os investimentos tem que priorizar o transporte público. Claro que obras em vias ajudam bastante, mas a maior parte do bolo tem que ir pra construção de metrô, corredores de ônibus e o que mais me agrada: o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O VLT são pequenos trens de superfície, elétricos que podem cruzar ruas, avenidas, ou mesmo dividir espaço com os carros. É uma espécie de bonde moderno. O VLT não polui, é bem mais barato que o metrô e sua implementação é bem mais rápida. Sua velocidade chega a 80 km/h, suficiente para transportar pessoas. Dá pra colocar um VLT no canteiro central das principais avenidas de BH. Dá até pra ligar o Aeroporto de Confins e a Praça da Estação.
Até Paris, com a melhor malha de metrô do mundo, já está apelando para o VLT, que eles chamam de TramWay. Quem já foi em Amsterdam sabe, o metrô é pouco usado, enquanto os bondes são a principal opção de transporte público na cidade.

Metrô tem seu glamour, dá aquela sensação de capital européia, há muita vaidade. Mas a realidade é outra. Os melhores metrôs do mundo começaram a ser construídos no início dos anos 1900.

Queria dar um forward pra daqui a 5 anos, ver como estará esse país e minha BH querida.
Acho que o trem-bala Rio-SP sai. O metrô de BH não, infelizmente. Se fosse um VLT, sairia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Otimo
Ja enviei um email ao marcio lacerda para contruir um vlp na antonio carlos ligando o centro ao mineirao.