terça-feira, novembro 24, 2009

Minha experiência.

Não culpo as empresas que não contratam aqueles sem experiência. Afinal, no mínimo há que saber qual trabalho será feito ou como fazê-lo.

Acho que as empresas perdem oportunidades de terem pessoas talentosas com elas quando não se dá uma chance a elas.

Como terei experiência nessa ou naquela área se ninguém me aceita? É um ciclo vicioso que ao meu ver atrapalha ambos os lados. Conheço inúmeras pessoas criativas, engajadas, organizadas, talentosíssimas que não conseguem entrar na empresa desejada pois não tiveram experiência naquele cargo, naquela área ou mesmo um portfólio. Eu sou um deles.

Falta um pouco de ousadia aos empresários e diretores.

Há um mundo de gente boa só esperando pra ser chamado para um cargo enquanto contratam gente (experiente) que não rende. Experiência não é sinônimo de talento. Talento e sensibilidade não vão no currículo.


Digo que experiência não está ligada a quantas vezes ou por quanto tempo aquela pessoa passou por uma situação. Experiência é o que a pessoa tira de qualquer coisa ou situação, mesmo que só tenha passado por ela uma só vez.

Chame pare uma entrevista, ao menos. A realidade sobre aquela pessoa vai muito além do seu currículo.

Se aquele candidato te convencer de que ele é o melhor, ótimo, contrate-o. Ele irá persuadir quem for e fará de tudo para sua empresa crescer. Arrisque mais. Acredite mais.


O outro candidato é maduro?
Eu pegava metrô sozinho, em Paris, aos 12 anos, todo os dias, para ir à escola.

O outro faz trabalho voluntário?
Passei 15 dias no interior do maranhão ajudando comunidades pelo Projeto Rondon.

O outro tem certificado de inglês?
Eu falo inglês, espanhol e francês, com fluência.

O outro é antenado e sabe sobre vários assuntos?
Eu desafio qualquer um em conhecimentos gerais e atualidades.

O outro estudou o marketing da Disney?
Eu fui funcionário da companhia e fiz uma monografia sobre o assunto.

O outro candidato tem experiência de 4 anos no cargo?
Eu tenho experiência de vida.


Garanto!

Nenhum comentário: