quarta-feira, maio 20, 2009

Apocalipse Now

Semana passada fui ao cinema assistir o filme "Presságio". É o filme que inicia a leva de filmes apocalípticos que virão por aí. Eu sempre gostei muito deste gênero. Sempre gostei de tudo que aborda o fim do mundo. Seja por meio de alienígenas (Independence Day) ou desastres naturais (Armageddon, Impacto Profundo e O Dia Depois de Amanhã).

Presságio, estrelado por Nicolas Cage (que continua com aquela cara de TOTEM) conta a história de um Professor de Física Quântica que se vê no meio de um apocalipse quando seu filho recebe um envelope que lista, por meio de números, as principais catástrofes dos últimos 50 anos. Até aí tudo bem se não fosse pelo fato desse envelope ter estado enterrado nos últimos 50 anos em uma cápsula do tempo do colégio do garoto e que agora foi parar nas mãos do físico. Poderia ser só uma coincidência, se alguns números não indicassem que algumas catástrofes ainda iriam acontecer. E realmente acontecem.

A história assim, lida pela sinopse, é rica em elementos que te prendem completamente. Mas ao desenrolar do filme a coisa não é bem assim. O filme é um pouco lenta no começo e tenta introduzir mistério e dores emocionais ao mesmo tempo, ficando algo bem artificial. Há graves falhas no roteiro, daquelas que por alguns minutos nos faz pensar que estamos assistindo um filme B. Por exemplo uma vizinha do professor, que antes era uma estranha e em instantes trava uma batalha emocional e demonstra até uma certa intimidade nos diálogos.

Na metade do filme há uma mudança drástica de estilo. O que parecia rumar pra um suspense na onda de "A Profecia", introduz elementos extraterrestres até demais. O que vale mesmo são os efeitos especiais, estes impecáveis. Pra quem gosta de ver aviões caindo, metrôs descarrilhando e Nova Iorque (mais uma vez) sendo destruída, este é o filme.

Recomendo. Mesmo com os buracos na história é um filme que te prende e te faz pensar "o que vem depois?". Há um quê de misticismo no filme, já que a teoria nele abordada já foi discutida outras vezes, até pelos maias. O que falta no filme é identidade. O resto é diversão.

No final de 2009 estréia um dos filmes mais aguardados do ano: 2012. Pouco se sabe sobre a história, somente que ela irá abordar as profecias presentes em várias religiões de que o fim está mesmo próximo e ocorrerá daqui a 3 anos. Há um teaser bem interessante na internet, onde já dá pra ver que os desastres naturais irão voltar. E é disso que eu gosto.

Trailer - Presságio (Knowing) 2009

Um comentário:

Tarikaum disse...

O bernardao sumidasso !!!!
Cara assiti esse filme e gostei pra caralho, as pessoas que assistiram comigo nao gostaram muito e eu fiquei até sem graça de falar q eu gostei pra caralho !
auauhauhuhaua
Mas é que o filme tem tudo que eu gosto: ets, suspense, catastroes...
auhauhhuahuuhauha
abraçoo